Muitos profissionais consideram que cortinas e persianas são o toque final, a cereja do bolo de um projeto de decoração de ambientes. E realmente essa afirmação tem fundamento, pois a escolha da cobertura de janelas deve ser feita em razão do restante do projeto. Normalmente, a hora de definir cortinas vem depois da escolha da mobília e das cores das paredes.

Como escolher cortinas e persianas

Cortinas: A cereja do bolo da decoração

A importância das persianas e cortinas é maior do que se imagina! São itens indispensáveis em qualquer ambiente, pois são grandes responsáveis pelo controle da luminosidade, proporcionam a devida privacidade (principalmente no quarto) e podem servir também para ocultar uma vista indesejável, por exemplo.

Como escolher cortinas e persianas

Como já foi dito, as cortinas são complementares á decoração de um ambiente, tendo como principal finalidade o bloqueio parcial ou total da luz.

Mas apesar de permanecer basicamente com a mesma aplicação, a criatividade fez com que os estilos das cortinas evoluíssem com o tempo, acrescentando a variedade de cores e de materiais ao leque de opções disponíveis no mercado.

Como escolher cortinas e persianas

Dicas de como se fazer a melhor escolha de cortinas e persianas:

  • Verifique se a vista da janela em questão é bonita e se vale a pena deixá-la à mostra. Veja também se há luz em abundância durante o dia, ou se a janela tem como finalidade apenas a circulação de ar.
  • No caso de uma bela vista e boa luminosidade, escolha cortinas leves de tecido fino e cores claras, que possam ser recolhidas nas laterais para mostrar a vista exterior. Este tipo de cortinas também permite a passagem de luz, contribuindo com a iluminação do espaço.
  • Caso a vista não valha a pena ser exposta, a melhor opção fica com os tecidos estampados e um pouco mais grossos. O material também pode ajudar a filtrar o ruído vindo da rua, se for um local barulhento como o centro da cidade ou ruas muito movimentadas.
  • Tetos altos ficam bem ornamentados com cortinas longas e com detalhes verticais. Mas se for baixo, o contrário é que vale: grafias horizontais melhoram a perspectiva do ambiente.
  • Em espaços pequenos, indicamos cores suaves e tecidos de estampa discreta. A persiana funciona bem e economiza espaço, neste caso é indicado o modelo horizontal.
Como escolher cortinas e persianas

Tipos de cortinas

As cortinas podem ser de vários tipos e configurações, sendo que o primeiro detalhe é a forma como a cortina será fixada sobre a janela. Atualmente, a cortina clássica com um trilho e pequenas sapatas de metal está em desuso por causa da praticidade dos varões, que deixam tanto a instalação quanto o manuseio e uso diário muito mais fáceis. Veja as formas mais comuns de utilização do varão como suporte da cortina:

Tipos de varão de cortinas

As cortinas também apresentam vários tipos de de pregas possíveis na parte do acabamento superior da cortina tradicional:

Tipos de pregas de cortinas

 Estilos de cortinas

A escolha do estilo de cortina está diretamente ligada à decoração do ambiente, a paleta de cores e o estilo dos móveis.

Estilos de cortinas

Móveis de design moderno justificam bem o uso de cortinas com maior liberdade de cores e estampas variadas, ou até mesmo persianas descontraídas e que explorem tonalidades diversas.

Por outro lado, móveis clássicos demandam um rigor no emprego dos tecidos, que devem ser pesados e com grafias conservadoras de medalhões, brasões e mandalas, de contraste discreto.

Design moderno para cortinas

O tecido das cortinas

Voil

Um tecido leve, sutilmente translúcido e fino. Há versões lisas e com texturas variadas, com bordados e estampas. Geralmente é usado em conjunto com outro tecido que faça o papel de forro.

Shantung

O Shantung se assemelha um pouco ao voil, porém ligeiramente mais espesso e com menor transparência, bloqueando um pouco mais a iluminação no ambiente.

Linho

Tecido elegante e sóbrio, transmite sensação de conforto. Resulta em uma cortina encorpada e de formas mais definidas.

Seda

A seda é muitas vezes utilizado em duas camadas para um melhor caimento devido à sua maciez, muito bonito e de aparência requintada.

Compartilhe as dicas com os seus amigos!

Gostou das nossas dicas, informações e referências sobre as cortinas e persianas? Então compartilhe nas suas redes sociais e divulgue também as suas ideias!