O decorador é bastante requisitado nos dias de hoje, porém é necessário saber que, para se tornar um profissional de decoração, é preciso investir em uma formação específica. Os cursos de decoração e design de interiores são cada vez mais comuns mas ainda há um número reduzido de alternativas para qualificação no Brasil. Selecionamos algumas opções em todo o país, acompanhe!

Cursos de Decoração e Design de Interiores

Para começar na profissão, uma ótima alternativa são os cursos técnicos, com duração de até dois anos, que dão as primeiras noções e práticas para a atividade. Eis alguns cursos indicados para você se tornar um Técnico em Design de Interiores!

Curso Técnico em Design de Interiores do Senac-SP

O curso aborda estudos de caso, proposição de problemas, contato com empresas e profissionais especialistas em atuação no mercado, visitas técnicas, e várias atividades práticas. Carga horária de 300 horas.

Curso Profissionalizante de Design de Interiores na Arquitec – Curitiba

Um dos cursos mais conhecidos na região de Campinas, SP. Já formou mais de 5.000 profissionais ao longo de 300 turmas. É reconhecido pelo MEC desde 2000 e pela ABD desde 1985.

Curso Design de Interiores – Básico da Decoração na ABRA (Academia Brasileira de Arte)

É um curso de decoração que se propõe a introduzir o aluno através dos conceitos mais básicos da Decoração, abordando tanto a teoria quanto a prática, aulas expositivas, visitas e pesquisas focadas neste mercado.

Cursos de Graduação para Decoração e Design de Interiores

O mais comum na hora da qualificação para um profissional de decoração é ainda a formação acadêmica, e algumas instituições se destacam pela qualidade dos cursos, pelo peso no currículo do designer de interiores e pela tradição nesta área.

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (Belas Artes)oferece um curso de Design de Interiores de renome nacional, sendo o mais bem avaliado pelo site Guia do Estudante da Editora Abril em todo o país. É um bacharelado em 8 semestres, e tem integração na grade com outras áreas do design dentro da instituição.

Boa infraestrutura e oficinas práticas ajudam a deixar o curso ainda mais completo e competitivo diante das outras opções.

Outros cursos de decoração muito bem avaliados estão em Minas Gerais. O Design de Ambientes na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A duração deste bacharelado é de 8 semestres e tem uma excelente grade curricular, oferece 80 vagas (40 por turno) na parte da manhã e à tarde na Escola de Design da UEMG.

Esta é, reconhecidamente, uma das melhores alternativas de graduação na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Cursos de Decoração na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais

Cursos de Decoração na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais

Na capital mineira também há o curso de Design de Interiores da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), com 40 vagas para o turno da tarde e duração de 4 anos. A grade curricular se divide em formação básica, disciplinas obrigatórias, formação prática e disciplinas optativas.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possui o bacharelado em Composição de Interior, que apesar do nome um pouco diferente dos outros cursos da área, tem uma grade curricular muito boa e também de renome nacional. São oito semestres com 25 vagas na Escola de Belas Artes da UFRJ.

Mais cursos de graduação na área de Decoração que recomendamos são: Design de Interiores na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Design de Interiores na Universidade Paulista (UNIP) e Design de Interiores no Istituto Europeo di Design (IED) em São Paulo.

Cursos de Pós-Graduação em Decoração e Design de Interiores

A Pós-Graduação é uma excelente alternativa pra quem quiser fortalecer o currículo e se especializar no Design de Interiores, além de abrir caminho para um Mestrado na área. Os principais cursos de Pós-Graduação para Decoração e Design de Interiores no Brasil são:

Pós-graduação em Design de Interiores no Centro Universitário Senac-SP

Pós-graduação em Design de Interiores na Universidade Positivo – Curitiba, PR

Pós-graduação Design de Interiores: Crítica, Método Projetual e Aplicação na PUC-RJ

Pós-graduação Master em Interior Design no Istituto Europeo di Design (IED) em São Paulo

Dicas de cursos de decoração para se torar um profissional de Design de Interiores

Os profissionais de Decoração devem ser filiados à Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), entidade que une os trabalhadores da área em torno do desenvolvimento técnico e difundir a importância deste tipo de profissional diante da população e do mercado como um todo, atuando também junto aos veículos de informação.

A situação atual com o mercado imobiliário aquecido favorece a oferta de empregos e oportunidades estão aparecendo para quem é bem qualificado. O salário inicial gira em torno dos R$1.400 atualmente.

Além de um curso específico de Design de Interiores, pode-se optar por outros cursos relacionados para atuar em uma área mais específica, como Design de Móveis, Arquitetura e Paisagismo, Gerenciamento e Projetos de Interiores.