A decoração é um atrativo importante para uma festa de aniversário. Mesmo que o orçamento esteja reduzido é possível fazer uma decoração de aniversário simples, mas muito charmosa, especial e criativa. E o melhor, gastando muito pouco!

Confira as nossas dicas de como arrasar com uma decoração de aniversário simples, começando com uma pergunta muito importante:

Quanto você pode gastar na decoração do aniversário?

Antes de iniciar os preparativos para a festa de aniversário é interessante identificar o quanto você pretende investir e o estilo desejado. É muito importante soltar a criatividade e deixar tudo muito lindo para a festa de quem você ama!

Escreva o orçamento disponível para a festa. Agora que sabemos o quanto pode ser gasto no total, fica mais fácil ir priorizando os itens mais importantes para a decoração.

Aproveitando materiais para a decoração de aniversário

O grande segredo de decoração de aniversário simples é saber usar os itens a seu favor com criatividade e muita alegria. O importante neste tipo de festa é fazer um ambiente colorido.

Um bom começo é observar a partir do tema escolhido se você já tem algum item para fazer parte da decoração. Valem bonecos, quadros, painéis, objetos ou qualquer outra coisa que possa decorar e ilustrar o ambiente.

Mas se você quer optar por um pouco de praticidade e mesmo assim não pode investir muito, considere utilizar itens descartáveis para a decoração da festa.

Use brinquedos na decoração do aniversário infantil

Use brinquedos para incrementar a decoração de aniversário simples!

Para compor a ornamentação da festa você pode aproveitar os bonecos e outros itens de brincadeira do seu filhote. Esses itens caracterizam a decoração infantil e podem enfeitar a mesa com bolo e doces, assim como outro cantinho especial da festa.

A dica não vale somente para a decoração. Se seu filho tem uma piscina de bolinhas ou uma cama elástica crie um espaço lúdico de diversão. Com certeza a criançada vai achar esse espaço muito divertido e esse pode ser o local mais cobiçado da festa!

Balões para decoração de aniversário simples

Um item que não pode faltar nos aniversários infantis é o balão. Um mural de balões dá alegria e diversão na decoração da parede junto ao bolo.

Mural de balões decoração de aniversário simples

Para deixar os balões bem diferentes e brilhantes, após encher as bexigas passe cole e purpurina. A decoração de aniversário simples não tem que ser sem graça, pelo contrário!  Além dos balões coloridos, existem outras opções divertidas e diferentes de bexigas no mercado.

Balões para decoração de aniversário simples

Abuse de balões metalizados, em formato de bichinhos e corações. Com certeza vai alegrar a festa e distrair os olhos das crianças.

Você pode também escrever o nome do aniversariante em um painel de balões para deixar a decoração ainda mais especial. Se o tema da festa for algum super herói ou do personagem favorito da criança, um mural representando esse personagem também pode ser uma ideia simples e criativa.

Balões para decoração de aniversário simples

Balões para decoração de aniversário simples

Além de painéis, murais e cachos de balões espalhados pela festa, se o aniversário for de menina você pode também criar enfeites decorativos em forma de flores.

Com os balões tradicionais vermelhos ou rosa você faz as pétalas, e o miolo no meio com um balão amarelo. Ideia simples e muito linda!

Balões para decoração de aniversário simples

Parede decorada

Outra boa ideia para deixar o aniversário bem criativo é usar letras em papelão para escrever o nome da criança. Use tiras bordadas de lantejoula para dar acabamento às letras.

Letras de papelão com tiras bordadas de lantejoula

Unir a criatividade e alegria dos balões com o crepom dá uma decoração de aniversário colorida e lúdica, o que deixa qualquer criança feliz.

O crepom é um papel simples de ser encontrado e de fácil manipulação. Existem em diversas cores o que pode ser muito atrativo para a decoração de aniversário.

O papel crepom é útil para fazer uma linda saia para ao redor de mesas e para o bolo. Podem também ser confeccionados pompons que enfeitarão a parede e outros locais da festa.

Os pompons de papel são diferentes e bonitos, pois dão um toque de cor, charme e originalidade para a decoração. Como é bem simples de confeccionar, você mesma pode criar pompons de vários tamanhos e cores. Siga as instruções e veja como é fácil:

  • Passo 1. Junte as folhas de seda ou crepom uma sobre as outras. Comece dobrando pela ponta até formar um leque.
  • Passo 2. Recorte a ponta de forma redonda com uma tesoura. Com um barbante ou arame, amarre bem ao meio na lateral do crepom.
  • Passo 3. Separe as folhas do crepom com delicadeza, formando uma borboleta.
  • Passo 4. Comece por um dos lados. Abra folha por folha dando forma a uma flor. Repita o mesmo para o outro lado até forma uma bola.

Pompons de papel crepom

Use para a confecção do pompom o papel de seda ou crepom. Se você for pendurar os pompons, use uma linha de nylon transparente para que a linha não fique visível.

Use o bolo como parte da decoração do aniversário!

Quer coisa mais deliciosa que um bolo bem bonito e gostoso?  O bolo geralmente decora de forma gostosa a mesa de aniversário e não precisa ser do tema da festa. Afinal, quem não gosta de um bolo de chocolate, por exemplo?

O interessante é que ele esteja bonito e muito saboroso. Caso você escolha um bolo mais simples enfeite ao redor, usando o crepom para fazer a saia e deixar a mesa ainda mais bonita.

Atenção para a mesa de doces

Mesa de doces e guloseimas

Crianças gostam muito de doces e guloseimas. Mesmo com a decoração de aniversário simples é possível fazer uma mesa de doces bastante atrativa e bonita.

Mesa de doces e guloseimas

Confeitos coloridos como balas de gomas e confetes chamam atenção e fazem a decoração da mesa de forma divertida e lúdica o ambiente. Docinhos são tentadores e as crianças adoram, não é mesmo?

Mesa de doces e guloseimas

Para deixar a decoração ainda mais divertida enrole os docinhos com confeitos coloridos. Além de chamarem atenção, vão deixar a mesa de doces mais colorida e bonita.

Outra opção simples e prática para a decoração é o uso do baleiro com balas delícias e marshmallows. As crianças adoram e as balas podem ser embrulhadas com papéis coloridos ou com as cores da decoração da festa.

Use balas e confeitos coloridos para decorar a festa de aniversário simples!

Utilizar bomboniéres e potes de vidro transparente para colocar balinhas, guloseimas e gelatinas coloridas também é muito interesse. Além de chamar a atenção da criançada você aproveita os frascos que já tem em casa! 😉

Comidinhas Gostosas

Quem foi que disse que as comidinhas que serão servidas não podem também decorar a festa de aniversário? Festa infantil combina com cachorro quente, pipoca doce colorida, algodão doce e outras guloseimas que são a cara da criançada.

Saquinhos coloridos para pipoca decoração de aniversário

Aproveite e sirva essas delícias em saquinhos divertidos e decorados por você. Podem ser usados saquinhos coloridos ou decorados com papel fantasia. Adesivos decorativos com o tema da festinha também são opções criativas.

Salgadinhos decorados com sombrinhas de papel

Divertidas sombrinhas coloridas podem enfeitar os sanduíches. Assim o petisco fica mais divertido e lúdico para a garotada. E o melhor, você mesma pode fazer.

  • Passo 1: Escolha um papel colorido ou com as cores do tema da festa.
  • Passo 2: Corte um círculo do tamanho que você quer que fique sua sombrinha.
  • Passo 3: Faça um corte na metade do círculo para que as pontas se encontrem e formem a sombrinha.
  • Passo 4: Para finalizar use palitos cole com cola.

Sombrinhas coloridas para enfeitar sanduíches

Modelos de sombrinhas decorativas para você imprimir e recortar!

Modelos de sombrinhas decorativas para você imprimir e recortar!

Mural de fotografia

Essa é uma ideia simples e funcional. Fazer um varal de fotografias com fotos do crescimento do seu filho, fotos com os coleguinhas e amiguinhos é bem gostoso e divertido.

Mural de fotografia da criança e dos amigos

Crie um pequeno varal com os momentos mais importantes em fotos coloridas na parede ou presas em balões. Imagina o quanto será divertido as crianças se reconhecerem nas fotos?

O mais legal desse artigo de decoração é que seu filhote pode te ajudar a escolher as fotos e a montar o mural. Além de divertido será um ótimo momento para estar mais próximo do seu pequeno.

Painel Criativo

Painel parede decoração de aniversário simples

Nada melhor que ter de recordação desenhos e recados dos amiguinhos do seu filho. Que tal deixar o aniversário divertido e ainda mais atrativo para a criançada?

Cole em uma parede vários papeis kraft fazendo um grande mural. Para a decoração de aniversário simples ficar mais bonita enfeite ao redor desse mural com papel crepom ou balões.

Coloque ao lado do mural giz de cera, tinta guaxe e lápis de colorir. Deixe as crianças a vontade para colorirem e brincadeira fluir. É importante que o mural seja feito mais próximo ao chão para que todas as crianças possam participar. No final da festa todos terão se divertido e seu filhote ainda terá uma linda recordação para guardar.

Lembrancinhas

Mesmo com a decoração de aniversário simples não podemos deixar a criatividade de lado. Para finalizar a festa de forma lúdica e divertida escolha sacolinhas simples e faça a decoração com o tema e o estilo da festa.

Sacolas de lembrancinhas para decoração de aniversário simples

Escolha sacolas de papel kraft ou brancas e decore com EVA, fitas e adesivos decorativos com o tema da festa. As sacolas além de decorarem uma mesa, vão deixar a criançada muito feliz. Recheie a sacolinha com guloseimas e gostosuras como docinhos, pirulitos, balas e brinquedinhos.

Sacolas de lembrancinhas para decoração de aniversário simples

Gostou das dicas para fazer uma decoração de aniversário simples? Abuse da criatividade, gaste pouco e faça uma festa linda para o seu filho!