A sala de jantar é um dos locais onde se pede um pouco mais de formalidade dependendo da ocasião, e a Decoração de Mesa pode ser uma das partes mais difíceis de se realizar para um jantar ou almoço para convidados. Confira então as principais informações que você precisa saber para acertar na decoração da mesa e tornar tudo ainda mais inesquecível.

Decoração de Mesa

Decoração de Mesa – inspiração

 Qual a ocasião para a decoração de mesa?

A primeira coisa que você deve saber para decidir a decoração da sua mesa é: Que tipo de ocasião vai ser?

Basicamente, quanto mais formal a situação, mais complexa e criteriosa deverá ser o planejamento e execução desta mesa. Geralmente, ocasiões muito formais como jantares de casamento ou outros tipos de recepção para um número maior de pessoas não são feitas em casa, mas neste caso, pedem o arranjo correto de talheres e outras formalidades talvez sejam necessárias, como garçons. Mas para a decoração, exigem, por exemplo, que sejam usados guardanapos de tecido, sousplaits obrigatórios e jogo de taças completo.

Se o jantar for no período do dia, dispense as velas, que caem bem em ambientes mais intimistas e jantares para um número reduzido de convidados.

Organização dos talheres na mesa

A organização – ou layout – dos talheres, pratos e copos/ taças na mesa segue regras bem definidas, apesar de não tão simples. Segue uma imagem para facilitar a compreensão:

 

Organização dos talheres na mesa

Organização dos talheres na mesa

A dica para a utilização é sempre começar de fora para dentro e deixar os talheres de sobremesa por último, mas isso é um assunto para um outro artigo, sobre etiqueta na mesa.

Decoração de Mesa: o Ambiente

Qual será o ambiente em que acontecerá a recepção onde a mesa estará localizada? Este detalhe pode determinar o tipo de decoração que você irá fazer.

Mesas em ambientes externos pedem uma decoração mais leve, com flores frescas, cores claras e brilhantes. Enfeites podem ser do tipo rústico, combinado com elementos delicados traz um ar campestre e ajuda a deixar os convidados mais descontraídos. Se certifique que o piso é regular e que a higiene e limpeza não seja comprometida. Mesas posicionadas debaixo de árvores precisam de muito critério, pois folhas, galhos e flores podem cair sobre os pratos e sobre os convidados, e esta situação é completamente indesejável.

Em ambientes fechados, você pode optar por elementos mais luxuosos, tendendo à formalidade e ao requinte. Aqui, a preocupação é de que a decoração da mesa esteja de acordo com todo o restante do lugar, e deve seguir uma linha semelhante. É muito provável que, em uma sala luxuosa, uma decoração simplória ou rústica demais não fique muito bem, comprometendo a harmonia e beleza do conjunto.

 Flores e Arranjos para Decoração de Mesas

A escolha dos enfeites da mesa é importante e deve ser feita levando em consideração todos os outros elementos da decoração. Por exemplo, se a ocasião for durante o dia e principalmente em ambientes externos, flores são muito indicadas como o item principal da mesa. À noite, como podemos utilizar velas, abuse de candelabros e outras maneiras de colocar velas na mesa para garantir boa iluminação do ambiente. Ainda a respeito das velas, você pode coloca-las flutuando em um recipiente com velas, o que trará um charme adicional e inesperado.

Tente equilibrar, mas sempre dando ênfase à sua ideia inicial. Se a decoração será rústica, escolha enfeites também rústicos, mas que tenham um toque de requinte para não correr o risco de ter seus esforços depreciados, afinal de contas, uma ocasião em que se recebe convidados merece cuidados que sejam percebidos por eles.

As flores devem ter atenção especial, pois elas podem estar sempre presentes, independente do horário ou da temática da decoração, e dê preferência às espécies que duram mais e que não tenham perfumes fortes, para não interferir na hora da refeição. O seu florista saberá o que fazer, conte com a expertise dele.

 Toalhas de mesa, forros e jogos americanos

Jogos Americanos

Jogos Americanos

Dê preferência para toalhas de linho ou algodão, pois além de práticas e bonitas, servem para qualquer momento do dia, tanto para um almoço quanto para jantares. Mas neste caso, quando a recepção ou jantar se dá no período da noite, você pode optar por tecidos mais requintados, como bordados, rendas, cetim e organdi.

Criatividade na Decoração de Mesas

Você pode – e deve – usar a sua criatividade para agradar os convidados e até proporcionar ambientes mais propícios aos convidados, mas tenha em mente que excessos frequentemente são problemáticos. Quando for decorar a mesa e o ambiente em torno dela, lembre-se de evitar algumas coisas que podem arruinar todo o seu trabalho:

Perfumes fortes – eles podem atrapalhar e incomodar as pessoas no momento da refeição.

Partículas – poeira, folhas, cascas de madeira, penas e outros podem cair sobre a mesa e pior, sobre os pratos e cabelos dos convidados.

Obstáculos – observe se os arranjos se tornam barreiras que escondem os convidados uns dos outros. As pessoas querem se ver e conversar entre si, não apenas comer!

Tem alguma observação ou dica para a decoração de mesas? Deixe um comentário abaixo. Agradecemos pela visita!