O visual herdado das populações do interior da França, mais especificamente da região de Provença, está em alta e é chamado de decoração provençal. Há uma diversidade de elementos desta tendência que você pode usar para a decoração de casas e ambientes externos até festas de aniversário, festas de 15 anos e casamentos. Continue lendo e descubra mais sobre a decoração provençal!

Origens da decoração provençal

A decoração provençal tem origem na região sudeste da França, a Provença, ou Provence, em francês. A monarquia francesa era de grande influência e inspirava a todos nesta época, inclusive as famílias camponesas que tentavam reproduzir com seus móveis rústicos a opulência dos salões parisienses.

Decoração Provençal

O estilo de decoração provençal teve um forte retorno nas décadas de 1940 e 50. Há vários móveis desta época numa forma de reedição de peças originais produzidas no estilo provençal, que por serem feitos de materiais de baixa qualidade, não resistiram ao passar do tempo.

Decoração Provençal

Atualmente, a decoração provençal sofre forte influência de elementos mediterrâneos e se mescla a outras tendências na atual onda que busca reviver essa estética.

Decoração Provençal

Essa busca pela riqueza estética em contraste com as limitações de materiais e de técnicas se traduz no que se chama hoje em dia de decoração provençal ou estilo provençal, que não se resume apenas aos móveis na estética provençal e envolve uma série de outros elementos característicos que podem ser usados em vários projetos de decoração.

Decoração Provençal Moderno

Hoje, o estilo provençal é considerado de muita classe elegância, ganhou status de decoração refinada e raramente é associado aos camponeses que deram origem a esta tendência mundial na decoração. Confira quais são os principais elementos e características da decoração provençal, e como utilizá-los para compor o seu projeto de decoração:

Decoração provençal: principais elementos

Muitas pessoas consideram os móveis provençais como os únicos elementos que caracterizam uma decoração provençal. Apesar de serem apenas um entre vários símbolos do estilo provençal, os móveis podem ser o toque provençal que você precisa no seu projeto.

Móveis provençais

Um dos principais elementos da decoração provençal são as molduras de quadros cheias de floreios e de aparência rústica, que conseguem encher de charme até os ambientes mais simples.

Móveis provençais

Típica penteadeira provençal

Bancos de madeira no estilo provençal

Bancos de madeira no estilo provençal

Mesa e cadeiras de madeira no estilo provençal

Mesa e cadeira modernas, que buscam recriar a estética provençal nos móveis contemporâneos

Moldura de estilo provençal

A moldura provençal é uma peça capaz de dar uma vida àquele canto que precisava de alguma coisa, mas que você não sabia o que era exatamente – e agora vai poder aplicar sem medo à decoração da sua casa.

Moldura de estilo provençal

Moldura de estilo provençal

Moldura de estilo provençal

Lavanda na decoração provençal

A região de Provença, na França, também é famosa pelas grandes plantações de lavanda, arbustos floridos muito utilizados em arranjos de flores secas e acabou se tornando característica muito comum na decoração provençal.

Plantação de lavanda na região de Provence, no sul da França

Plantação de lavanda na região de Provence, no sul da França

Não é à toa que cenas e composições inspiradas no estilo provençal estão quase sempre adornadas por arranjos de lavanda, também conhecida como alfazema, em Portugal.

Lavanda na decoração provençal

Exemplo de uso da lavanda na decoração provençal

Lavanda na decoração provençal

A lavanda também é muito usada para adornar mesas e fazer arranjos florais

Lavanda na decoração provençal

Exemplo de uso da lavanda na decoração de uma cerimônia de casamento, de maneira singela e rústica

Decoração provençal, charmosa e rústica ao mesmo tempo

O estilo provençal de decoração, como já foi dito no início do texto, surge em uma região com forte influência da estética adotada pelos reis em seus opulentos palácios de Paris.

Livro sobre decoração provençal

Apesar da influência direta do que era moda nos altos círculos da monarquia, a decoração desenvolvida na região de Provence teve que lidar com a limitação de técnicas e de materiais, somando seus próprios elementos naquilo que resultaria no que hoje chamamos de estilo provençal de decoração.

Decoração provençal de interiores

Decoração provençal de interiores

A decoração provençal encontrou no público brasileiro uma receptividade muito grande, em parte pelos elementos em comum como o nosso gosto pela madeira de demolição, além da recente onda de reaproveitamento de móveis antigos, que favorece quem busca dar um toque de charme em seus espaços gastando menos.

Cozinha decorada no estilo provençal

Cozinha decorada no estilo provençal

Não só os materiais rústicos aproximam o público brasileiro do estilo provençal, como também as cores vivas que se usa em móveis e também na arquitetura. Paredes, janelas e outras superfícies ganham uma nova vida e assumem outra personalidade ao serem pintadas de verde, amarelo, azul ou outras cores em tonalidades simpáticas e alegres.

Decoração provençal de áreas externas

Decoração provençal de áreas externas

Uma técnica que ressalta o efeito rústico de móveis no estilo provençal é o chamado gesso Cré, feito através de uma mistura de cola e gesso e usado originalmente para dar um acabamento melhor e ocultar defeitos na madeira.

O desgaste do gesso Cré com a utilização dos móveis ao longo do tempo confere o efeito que é adorado nos dias de hoje, e muitas vezes é aplicado a móveis que passam por processos de reforma e renovação visual.

E aí, gostou de aprender mais sobre a decoração provençal? Nós também! Então deixe sua opinião no campo de comentários abaixo e participe da conversa com a gente. Teremos prazer em trocar ideias com você!