Uma das tendências fortes do momento na decoração de ambientes é o painel de parede, principalmente na sala de estar e no quarto. Eles são uma forma de imprimir personalidade e cores para um ambiente, desde que seja de fácil harmonização com os outros elementos ao redor.

Conheça melhor e saiba escolher o painel de parede ideal para o seu ambiente!

Os painéis de parede têm sido usados em vários estilos de decoração diferentes, mas principalmente o minimalismo é bastante valorizado por este recurso que agrega charme e distinção ao projeto.

Painéis de parede - Quarto

O artista plástico Menote Cordeiro produziu um painel que estava no evento Casa Cor e inspirou este post:

Painel de Parede por Menote Cordeiro

Painel de Parede por Menote Cordeiro

Veja também uma série de painéis de parede de Paola Navoni em seu trabalho para a Casamilano, uma ideia de interiores minimalistas com um toque bastante divertido:

Painéis de parede - Paola Navoni

Painéis de parede – Paola Navoni

Painéis de parede - Paola Navoni

Painéis de parede – Paola Navoni

Painéis de parede - Paola Navoni

Painéis de parede – Paola Navoni

Painéis de parede - Paola Navoni

Painéis de parede – Paola Navoni

Os exemplos acima são versões mais simples do que se pode fazer com os painéis.

Painel de parede grande é impactante e estiloso

Outra forte tendência é a de usar painéis que cubram uma parede inteira – ou mais!

Nesses casos, o tamanho do painel deve ser considerado no contexto do ambiente, pois ele pode carregar demais um espaço que já esteja explorando outros detalhes de forma mais evidente. Portanto, é recomendado bom senso; um painel de cores fortes provavelmente só vai ficar bem contrastando com minimalismo e cores leves.

É claro que depende da proposta e nunca se sabe o que cada combinação específica irá resultar, mas lembramos que a decoração deve refletir um pouco da personalidade daqueles que utilizam o espaço, portanto é outro detalhe que deve ser levado em conta.

Os painéis maiores pode ser um diferencial e tanto:

Painel de parede inteira

Painel de parede inteira

Texturas no painel de parede

Outra coisa que você já deve ter reparado é que as texturas são muito importantes e podem ser até mais decisivos para a escolha do painel do que a cor!

A textura permite, em algumas aplicações, trabalhar a iluminação do ambiente para proporcionar um efeito ainda mais impactante:

Painéis de parede - Texturas

Painéis de parede - Texturas

Painéis de parede - Texturas

Painéis de parede - Texturas

Painel de parede com fotos

Colocar suas fotos de viagens, em momentos especiais com a família e os amigos pode ser feito de um jeito bem criativo e integrado com toda a proposta de decoração do ambiente com painéis de parede emoldurando essas fotos. Veja esses exemplos:

Painel de Parede com Fotos

Clique para Comprar!

Painel de Parede Branco com Fotos

Clique para comprar!

Painel de Parede viagens com fotos

Clique para comprar!

Os materiais dos painéis de parede

Os materiais também conferem um toque todo especial ao seu painel. Procure uma unidade entre o clima do ambiente que está sendo planejado e o material do painel.

Aí pode estar o pulo de gato que fará a diferença – materiais recicláveis e outros como madeira de demolição estão em alta, e podem compor a decoração de um ambiente rústico ou até mesmo algo mais ousado com uma tendência moderna de mistura de materiais.

A madeira, o MDF e o gesso são os materiais que geralmente são mais usados nos painéis de parede. Painéis de plástico vão depender muito das cores e da aplicação, por terem uma aparência de acabamento mais complicado, mas os de boa qualidade podem ser bem práticos e facilitar a instalação e manutenção.

Procurando painéis de parede para comprar

No Brasil ainda é difícil encontrar profissionais qualificados e familiarizados com os painéis de parede, principalmente os maiores. Porém, as casas de alto padrão já dominam a tendência, o que pode trazer empecilhos quanto ao orçamento.

De forma geral, você pode encontrar opções muito interessantes de painéis de parede prontos para comprar em lojas virtuais especializadas como a Mobly.com.br, e os famosos painéis de fotos em sites de compras mais abrangentes como a Americanas.com, por exemplo.

Uma saída quanto à relação custo x benefício é tentar realizar o projeto de decoração por conta própria e contar com profissionais de marcenaria para projetar a peça.

As principais referências de painéis de parede são da Europa, mas no Brasil já temos grandes designers trabalhando com este recurso. A popularização está acontecendo em um ritmo muito forte e cada vez mais a demanda cresce, principalmente por painéis personalizados.

A dica é explorar o recurso neste momento em que a tendência estar forte e dessa forma se manter na frente dos concorrentes que ainda não estão por dentro da novidade.

Mas é necessário planejamento e bom senso, já que um painel de parede pode comprometer um ambiente harmonioso se não estiver inserido no contexto correto e instalado com as melhores técnicas.

E você, o que acha do painel de parede na decoração de interiores? Deixe suas opiniões nos comentários e participe com a gente!

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Pinterest