Painéis de parede - Quarto

Uma das tendências fortes para o momento são os painéis de parede, principalmente na sala de estar e no quarto. Eles são uma forma de imprimir personalidade e cores para um ambiente, desde que seja de fácil harmonização com os outros elementos ao redor. Os painéis têm sido usados em vários estilos de decoração diferentes, mas principalmente o minimalismo é bastante valorizado por este recurso que agrega charme e distinção ao projeto.

O artista plástico Menote Cordeiro produziu um painel que estava no evento Casa Cor Rio e inspirou este post. Veja uma série de painéis de parede de Paola Navoni em seu trabalho para a Casamilano, uma ideia de interiores minimalistas com um toque bastante divertido:

 

Painéis de parede - Paola Navoni

Painéis de parede - Paola Navoni

Painéis de parede - Paola Navoni

Painéis de parede - Paola Navoni

Painéis de parede - Paola Navoni

Painéis de parede - Paola Navoni

Painéis de parede - Paola Navoni

Painéis de parede - Paola Navoni

Os exemplos acima são versões mais simples do que se pode fazer com os painéis. Outra forte tendência é a de usar painéis que cubram uma parede inteira – ou mais! Nesses casos, o tamanho do painel deve ser considerado no contexto do ambiente, pois ele pode carregar demais um espaço que já esteja explorando outros detalhes de forma mais evidente. Portanto, é recomendado bom senso; um painel de cores fortes provavelmente só vai ficar bem contrastando com minimalismo e cores leves. É claro que depende da proposta e nunca se sabe o que cada combinação específica irá resultar, mas lembramos que a decoração deve refletir um pouco da personalidade daqueles que utilizam o espaço, portanto é outro detalhe que deve ser levado em conta.

Os painéis maiores pode ser um diferencial e tanto:

Painel de parede inteira

Painel de parede inteira

Outra coisa que você já deve ter reparado é que as texturas são muito importantes e podem ser até mais decisivos para a escolha do painel do que a cor! A textura permite, em algumas aplicações, trabalhar a iluminação para proporcionar um efeito ainda mais impactante:

Painéis de parede - Texturas

Painéis de parede - Texturas

Painéis de parede - Texturas

Painéis de parede - Texturas

Os materiais também conferem um toque todo especial ao seu painel. Procure uma unidade entre o clima do ambiente que está sendo planejado e o material do painel. Aí pode estar o pulo de gato que fará a diferença – materiais recicláveis e outros como madeira de demolição estão em alta, e podem compor um ambiente rústico ou até mesmo algo mais ousado com uma tendência moderna de mistura de materiais.

A madeira, o MDF e o gesso são os materiais que geralmente são mais usados nos painéis de parede. Painéis de plástico vão depender muito das cores e da aplicação, por terem uma aparência de acabamento mais complicado, mas os de boa qualidade podem ser bem práticos e facilitar a instalação e manutenção.

No Brasil ainda é difícil encontrar profissionais qualificados e familiarizados com os painéis de parede, principalmente os maiores. Porém, as casas de alto padrão já dominam a tendência, o que pode trazer empecilhos quanto ao orçamento. Uma saída quanto à relação custo x benefício é o projeto por conta própria e contar com profissionais de marcenaria para projetar a peça.

As principais referências de painéis de parede são da europa, mas no Brasil já temos grandes designers trabalhando com este recurso. A popularização está acontecendo em um ritmo muito forte e cada vez mais a demanda cresce, principalmente por painéis personalizados. A dica é explorar o recurso neste momento em que a tendência estar forte e dessa forma se manter na frente dos concorrentes que ainda não estão por dentro da novidade. Mas é necessário planejamento e bom senso, já que um painel de parede pode comprometer um ambiente harmonioso se não estiver inserido no contexto correto e instalado com as melhores técnicas.

E você, o que acha dos painéis? Deixe suas opiniões nos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...