Uma forte tendência da decoração de ambientes é a volta do Papel de Parede, que proporciona muito charme e vai muito além do que pode ser feito com tinta. Acabamentos com pintura são excelentes, mas não se equivalem ao luxo e requinte que o papel de parede tem. Confira nossas dicas!

Tendência - Papéis de parede modernos

Designers de interiores e seus clientes estão procurando maneiras de atingir resultados superiores sem ter que adicionar itens mais caros, como texturas, pedra ou tecidos caros, e papel de parede é a saída em muitos dos casos.

A versatilidade também é uma vantagem da utilização de papéis de parede; pode-se compor um ambiente clássico e extremamente luxuoso, ao mesmo tempo em que uma produção moderna é bastante valorizada se você acertar no padrão gráfico e nas cores.

Quando se trata de um amplo quarto de teto alto ou foyer, pode se usar o papel de parede  para criar uma atmosfera mais íntima.

Divida o espaço ao meio usando um trilho de madeira e faça a aplicação de papel de parede na metade inferior.  Um combo lambris papel de parede provoca um resultado semelhante.

Papel de parede - quarto

Assim como papel de parede pode ajudar a minimizar a sensação de um quarto grande demais, pode resgatar um espaço muito pequeno também. Uma maneira inteligente de se abrir uma sala com teto baixo?

Tente uma faixa vertical para criar a ilusão de altura. E se você evitou usar listras horizontais por simples medo de parecer mais largo, então já sabe o poder dos padrões do papel de parede e o impacto que eles conseguem causar.

Um padrão  carregado, abstrato ou diferente pode transformar uma sala pequena em sua parte preferida da casa. Salas de estar são um dos melhores lugares para usar este recurso. Papéis de parede podem fazer parte de quase qualquer tipo de linha que o projeto seguir.

Soft, linhas orgânicas dão um toque suave para um quarto, enquanto geometrias ousadas podem realmente adicionar vitalidade e energia para um espaço sem graça.

Tente usar estampas de damasco, para um olhar mais tradicional. Combine com acessórios modernos ou mobiliário para manter a sensação de espaço atual.

Outras vantagens do Papel de Parede

Por se tratar de uma camada por cima da parede, o papel de parede pode ocultar imperfeições da pintura ou do acabamento, por exemplo, de forma efetiva e duradoura.

É claro que não se deve ignorar uma manutenção estrutural em casos mais graves como infiltrações ou trincas que indiquem abalo na estrutura.

O uso do papel de parede é muito comum geralmente na Europa e países do hemisfério norte, devido ao controle entre a temperatura externa e interna do ambiente, o que favorece principalmente regiões frias ou de clima temperado.

Se comparado com um revestimento de parede feito com tinta, o papel de parede também tem a vantagem de proporcionar uma vida útil bem maior. A manutenção preventiva consiste basicamente na limpeza e reparo de pequenas áreas defeituosas ou descolamento em algumas regiões, mas há em alguns hotéis papéis de parede com dezenas, até centenas de anos.

Em construções clássicas e de estilo mais requintado, o papel de parede pode representar uma solução de muito estilo, assinatura de tradição e requinte.

Projetos contemporâneos com papel de parede

Tendência de projetos para design de interiores, o papel de parede aparece geralmente dialogando com outros itens do ambiente, como móveis e adornos, compartilhando grafias e cores na busca de uma unidade e impacto visual associado ao conforto e distinção.

Desenhos geométricos e cores fortes são mais que permitidos; são basicamente o diferencial do uso do papel de parede em projetos de decoração contemporâneos. Também são utilizados recursos como divisão da parede com molduras e combinação com áreas de acabamento em tinta.

Papel de parede - Decoração

A iluminação também pode trazer efeitos sensacionais em locais com papel de parede, mas geralmente os ambientes que recebem este tipo de acabamento é indicado que a luz seja abundante, principalmente a natural, para que não se crie um clima excessivamente soturno.

Iluminação mais confortável é indicada para escritórios, bibliotecas e salas de chá, mas nestes casos geralmente o estilo do papel de parede tende ao clássico, mas basicamente a mobília é que faz o papel principal de trazer unidade ao projeto.

Portanto, os móveis devem estar pertinentes à opção que se fizer para o revestimento de paredes com papel de parede.